Exposição “O Museu vai à Aldeia” no CCR Pena e Casal da Pena

O PROJETO

O projeto SAMP “Museu na Aldeia” procura oferecer cultura a idosos de territórios com baixa densidade populacional, melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos.

Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento da esperança média de vida e de redes de suporte aos mais velhos, porém, observa-se, ainda, um claro défice de cuidados e atividades que promovam a capacitação social, psicológica, emocional e cultural, em especial de idosos isolados, ainda independentes. É neste sentido que surge o projeto “Museu na Aldeia”, que, acima de tudo, tem como principal objetivo ajudar a combater e reduzir a solidão e isolamento que acima a atual situação pandémica veio acentuar o problema, principalmente desta faixa da população, que antes já necessitava de maior atenção.

AS SESSÕES

As sessões “O Museu vai à Aldeia” estão inseridas no projeto SAMP "Museu na Aldeia", onde serão realizadas as apresentações de exemplares museológicos. Neste moemento decorre a segunda fase de atuação, em que o “O Museu vai à Aldeia”, uma peça (ou conjunto de peças) de coleções museológicas será apresentada pela equipa dos museus às comunidades.

Este trabalho, desenvolvido com as comunidades e profissionais de museus, compreende a seleção do que é o universo dos museus e, no fundo, convida a refletir sobre o papel social do museu.

Parte destas sessões vão dar origem a exposições temporárias nas aldeias envolvidas no projeto, entre elas o Centro Cultural e Recreativo da Pena e Casal da Pena.

A EXPOSIÇÃO

A exposição estará patente no Centro Cultural e Recreativo da Pena e Casal da Pena, sendo acessível ao público todos os dias, de 13 de junho a 1 de agosto de 2021 (aos domingos, o horário é das 14h30 às 20h00).

Para mais informações sobre o projeto "Museu na Aldeia" aceda ao link: SAMP "Museu na Aldeia"