Como beneficiar da tarifa social de eletricidade e gás?

Como beneficiar da tarifa social de eletricidade e gás?

Instalações elétricas: Novos contadores Inteligentes

Os novos contadores de energia, designados por contadores inteligentes de eletricidade, serão instalados na totalidade dos locais de consumo existentes em Portugal. A previsão aponta para o ano de 2022, altura em que se espera atingir cerca de 6 milhões de consumidores a beneficiarem destes novos aparelhos. A remoção dos contadores de eletricidade mais antigos, bem como a colocação dos novos, sera da inteira responsabilidade da única distribuidora elétrica no país, seja qual for a empresa de eletricidade contratada no respetivo local de consumo.

A distribuidora irá contactar todos os consumidores, através de carta onde será indicada a data e a hora para a alteração do contador de eletricidade. É aconselhado a presença de alguém no local para que possa confirmar os moldes em que ocorre a mudança do contador.

A chegada destes novos contadores de eletricidade, trazem vantagens ao nível da redução da conta da luz, e maior simplicidade na comunicação das leituras, que passam a ser enviadas de automáticamente à distância e ainda de permitir algumas alterações contratuais, tais como a mudança de comercializadora de luz, do ciclo diário e da potência contratada, não havendo necessidade da deslocação de um técnico para tal. As comunicações serão efetuadas através de uma ligação de internet e redes móveis.

Caso pretenda solicitar o novo contador, ou pretenda mais informações sobre os mesmos, deverá contactar com a distribuidora. Os consumidores não terão qualquer custo com a mudança do contador de energia.   

Como beneficiar da tarifa social de eletricidade e gás?

Os apoios sociais têm tido uma importância cada vez mais acentuada no seio das famílias em Portugal. Estas medidas visam apoiar o poder de compra dos agregados familiares, e dessa forma reduzir custo da luz e do gás natural, já que são bens essênciais.

Desta forma, o Governo prevê que a tarifa social de eletricidade e gás, seja aplicada de forma automática, pelas empresas de eletricidade e gás natural, de forma a atribuir um desconto sobre o consumo faturado.

Os requisitos que levam ao direito da tarifa social, incluem o rendimento auferido durante o ano, bem como os apoios sociais recibidos pelos titulares. O titular de qualquer contrato de luz ou gás, tem direito a beneficiar do desconto, caso não tenha uma potência elétrica superior a 6,9 nem um escalão de gás superior a 2.

Todo e qualquer consumidor, que esteja elegível para beneficiar do desconto da tarifa social, deve verificar se o mesmo consta na sua fatura. Caso contrário, deve contactar com a empresa com quem tem o serviço e solicitar a ativação do apoio: 33,8% de desconto na luz e de 31,2% no gás natural. Poderá fazê-lo pelo telefone, ou caso disponha de um serviço de net, pode aceder ao site da empresa.

O Governo quis ir um pouco mais longe, e atualmente há previsão da tarifa social ser implementada no gás de botija, já que decorre um projeto teste com dez munícipios de forma a beneficiarem da tarifa social no gás de botija. 

 




Como beneficiar da tarifa social de eletricidade e gás?